Foto: Bruno Peres (Divulgação)
Com a proximidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF), apoiadores organizam, domingo (3), manifestações em prol do capitão em cidades do país.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com uso de tornozeleira eletrônica e com restrições para atos públicos, Bolsonaro não participará do ato, bem como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que passará por um procedimento médico. Na última terça-feira (29), o ex-presidente participou de uma motociata em Brasília, mas evitou discursar para não se complicar com o STF.
A manifestação será um teste para a mobilização dos apoiadores sem a presença do capitão. Também será o primeiro ato sob o efeito oficial do tarifaço de 50% a produtos exportados aos EUA e as sanções financeiras ao ministro do STF Alexandre de Moraes, alvo de críticas de bolsonaristas, que consideram suas decisões arbitrárias.
Em Santa Maria
Nas últimas semanas, duas manifestações foram realizadas em Santa Maria. Na sexta (1º) um grupo vestindo roupas nas cores verde e amarela, além da bandeira do Brasil, se reuniu nos arredores da rotatória da Avenida Medianeira com a Ângelo Bolson, em Santa Maria. Com faixas e cartazes escritos "Buzine, fora Moraes" e "Buzine, fora Lula", incentivavam motoristas que passavam pelo local a manifestar apoio ao protesto.
Pelas redes sociais, a presidente do Partido Liberal (PL) de Santa Maria, Roberta Leitão, chamou o evento de "Reaja Brasil". Com uma sequência de imagens publicadas em seu perfil no Instagram, Leitão mostrou que esteve no local na tarde desta sexta. Além disso, convocou a comparecerem ao evento que reunirá apoiadores em Porto Alegre, no domingo.
Leia mais:
- Grupo realiza "buzinaço" contra ministro Alexandre de Moraes e presidente Lula em Santa Maria
- "Ele gostaria que eu concorresse ao Senado"; diz Paulo Pimenta sobre o apoio político do presidente Lula para as eleições 2026
- “Santa Maria não vai parar”, garante prefeito Rodrigo Decimo em meio a cortes de despesas e bloqueio de Orçamento